Vol. 16 Núm. 37 (2021): O antirracismo e a agenda político-acadêmica da universidade em debate
O antirracismo e a agenda político-acadêmica da universidade em debate

Editorial

Ana Pires do Prado
1-2
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48177
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48177
Danielle Pereira de Araújo, Marcos Antonio Batista da Silva
3-8
Apresentação: O antirracismo e a agenda político-acadêmica da universidade em debate
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48130
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48130

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Edna Martins, Marina Pereira de Almeida Mello, Fábia Barbosa Ribeiro
9-27
Desafios das comissões de heteroidentificação na Universidade Federal de São Paulo
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45073
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45073
Vanessa Kolmar Alves, Caroline Casali
28-45
Condições de permanência material e simbólica de estudantes negros na universidade
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45110
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45110
Danilo dos Santos Rabelo, Karyna Batista Sposato
46-64
A importância das narrativas na construção do ensino jurídico antirracista
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45059
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45059
Claudete Gomes Soares
65-83
Educação antirracista e democratização do ensino superior
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45015
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45015
Geranilde Costa e Silva, Evaldo Ribeiro Oliveira
84-103
Práticas curriculares antirracistas na residência pedagógica – Pedagogia (CE) UNILAB
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45051
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45051
Arilson dos Santos GOMES
104-130
A Unilab e as ações de promoção da igualdade étnico-racial (2010-2020)
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45058
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45058
Cayetano Fernández
131-167
Anti-Roma racism and the white academic agenda: hidden blind-spots of the Education System
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44712
PDF (English) PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44712
Luis Martín Valdiviezo
168-186
Equidade e interculturalidade nas universidades peruanas
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45294
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.45294

Entrevistas

Danielle Pereira de Araújo, Marcos Antonio Batista da Silva
187-191
Ações antirracistas no ensino superior: ensinando alunas(os) negras(os) a escrever sem medo
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48187
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48187
Danielle Pereira de Araújo, Marcos Antonio Batista da Silva
192-197
Produção e socialização de conhecimento para fortalecer a luta e a educação antirracista
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48136
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.48136

Artigos

Carolina Barcelos Duarte, Georgina Helena Lima Nunes
198-217
Docência negra: educação infantil antirracista pela via da representatividade
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44802
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44802
Lucas Antunes Machado
218-236
Contribuições do pensamento feminismo negro interseccional para a Educação em Direitos Humanos
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44970
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.44970

Pareceristas

237-240
Agradecimento aos pareceristas de 2021
https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.49044
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v16i37.49044