Vol. 10 No. 19 (2015): Debates Contemporâneos
Debates Contemporâneos

Editorial

Equipe Editorial
1 a 2
APRESENTAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2332
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2332

Artigos

Hubert Vincent
3 a 22
ENSAIO VERSUS COMPETÊNCIA. O QUE PODE A ESCOLA HOJE?
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2334
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2334
Clare Brooks
23 a 39
CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2335
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2335
Kalyla Maroun
40 a 54
GINÁSTICA GERAL E EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: UMA POSSIBILIDADE DE INTERVENÇÃO PAUTADA NA DIVERSIDADE CULTURAL
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1928
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1928
Carlos Herold Junior
55 a 69
CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: PERSPECTIVA HISTÓRICA DE UM IMPASSE
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1927
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1927
Cristiano Bedin da Costa, Angélica Vier Munhoz
70 a 88
LIBERDADE EM MOVIMENTO: EXTRATOS PARA A CONSTRUÇÃO DO CORPO EM UM ENSINO À DERIVA
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1926
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1926
Fátima Suely Correia
89 a 110
O CORPO NO DESENHO DE ESCOLARES: PARA ALÉM DAS IMAGENS ESTÁTICAS, NA BUSCA POR INFINITAS MIXAGENS
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1925
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1925
Lilliane Miranda Freitas, Evandro Luiz Ghedin
111 a 131
NARRATIVAS DE FORMAÇÃO: ORIGENS, SIGNIFICADOS E USOS NA PESQUISA-FORMAÇÃO DE PROFESSORES
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1929
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1929
Fabio Araujo de Souza
132 a 153
O PODER LEGISLATIVO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO E A FISCALIZAÇÃO DO FUNDEB: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1953
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1953
José Antônio Sepulveda, Denize Sepulveda, Vânia Claudia Fernandes
154 a 178
ENSINO RELIGIOSO E LAICIDADE: SUAS IMPLICAÇÕES PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA DEMOCRACIA NAS ESCOLAS
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1829
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1829
Andréa Lúcia da Silva de Paiva
179 a 198
PENSANDO A QUESTÃO DO NEGRO BRASILEIRO NO ENSINO DE ENSINO DE SOCIOLOGIA: BREVES REFLEXÕES SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2026
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2026
Andrea Braga Moruzzi, Anete Abramowicz
199 a 214
INFÂNCIA, RAÇA E CURRÍCULO: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE OS DOCUMENTOS BRASILEIROS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2336
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.2336

Notas de pesquisa

Adriena Casini da Silva
215 a 221
A IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MESQUITA-RJ (2000-2006): TRAJETÓRIAS EM CONSTRUÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1933
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v10i19.1933