Vol. 3 Núm. 5 (2008): Currículo: questões atuais
Currículo: questões atuais

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Antonio Flavio Barbosa Moreira, Regina Celi Oliveira da Cunha
1-15
A DISCUSSÃO DA IDENTIDADE NA FORMAÇÃO DOCENTE
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1538
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1538
Ana Paula Taveira Soares
16-26
ESTUDOS DE CURRÍCULO E LINGUAGEM -- REFERENCIAIS PARA UMA PESQUISA SOBRE IDENTIDADES SOCIAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1539
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1539
Rosanne Evangelista Dias
27-39
REDES POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1540
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1540
Caroline Duarte Lopes de Borborema
40-56
CICLOS COMO POLÍTICA CURRICULAR
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1541
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1541
Ana Angelita Costa Neves da Rocha
57-72
ENTRE POLÍTICAS DE CURRÍCULO E DE FORMAÇÃO CONTINUADA: O QUE DIZEM OS DOCUMENTOS OFICIAIS SOBRE O MANUAL DO PROFESSOR?
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1542
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1542
Maria Verônica Rodrigues da Fonseca
73-88
CURSO DE PEDAGOGIA E ENSINO NORMAL: CURRÍCULOS EM DISPUTA PELA ESCOLA COMO ESPAÇO DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1543
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1543
Fernanda Quaresma de Araújo, Eliane Mimesse Prado
89-101
ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1544
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1544
Elenise Cristina Pires de Andrade, Valéria Cristina da Silva Sousa Moreira
102-116
PROFESSOR, ALUNO, CONHECIMENTO CURRÍCULO A PARTIR DA PEDRA NO PÂNTANO
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1548
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1548

Artigos

Daniela Patti do Amaral, Renato José de Oliveira
117-143
A FORMAÇÃO DOCENTE NA UNIVERSIDADE DO BRASIL: UM BALANÇO DOS ÚLTIMOS OITENTA ANOS
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1545
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1545
Sonia de Castro Lopes
144-161
UM MODELO AUTÔNOMO E INTEGRADOR DE FORMAÇÃO DOCENTE: A BREVE EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DO DISTRITO FEDERAL (1935-1939)
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1546
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1546
Marcelo Macedo Corrêa e Castro
162-179
AS RAZÕES DE UMA RUPTURA: ELEMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA PROVA DE REDAÇÃO NOS EXAMES VESTIBULARES ISOLADOS DA UFRJ - 1987/88 - 2007/08
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1547
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1547

Resenhas

José Luiz Saldanha da Fonseca
180-183
Pesquisa em Eficácia Escolar: Origem e Trajetórias
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1537
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1537

Conjuntura Educacional

Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho, Janaína Specht da Silva Menezes, Nailda Marinho da Costa Bonato
184-189
TEMPO INTEGRAL E EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PESQUISA NO ÂMBITO DO OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES/INEP)
https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1536
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v3i5.1536