Vol. 17 No. 39 (2022): Reflexões e debates da educação contemporânea
Reflexões e debates da educação contemporânea

Editorial

Marcela Castro, Ana Pires do Prado
1-4
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.54736
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.54736

Artigos

Fabio Araujo de Souza
5-22
FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NAS PREFEITURAS DA REGIÃO SERRANA/RJ NA PANDEMIA
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50159
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50159
Maria Leudysvania de Sousa Lima Gadêlha, Antonio Wherbty Ribeiro Nogueira, Ana Cristina de Moraes
23-38
IMPLICAÇÕES DA RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 02/2019 NA FORMAÇÃO DOCENTE DE PROFISSIONAIS NÃO LICENCIADOS
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52085
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52085
Rui Anderson Costa Monteiro, Paloma Tavares Ferreira Rocha, Tatiana Pereira de Freitas Reis, Alessandro Barreta Garcia
39-57
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50296
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50296
Flávia Silva Martins, Lígia Martha Coimbra da Costa Coelho
58-76
O TRABALHO DOCENTE NA POLÍTICA DE TURNO ÚNICO - RJ
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52668
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52668
Camila Alves Santos, Kári Lúcia Forneck
77-93
ENSINO DE LIBRAS AULAS REMOTAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A DOCÊNCIA
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.44074
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.44074
Alessandra Batista de Godoi Branco, Andre Luis de Oliveira
94-116
MOTIVOS PARA INGRESSO, PERMANÊNCIA E EVASÃO NA LICENCIATURA EM QUÍMICA
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50639
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50639
Elisabete Cristina Pereira Eches
117-136
ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA UNIVERSIDADE: INDICADORES EDUCACIONAIS BRASILEIROS.
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52670
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.52670
Paula Trajano de Araujo Alves, Solonildo Almeida da Silva, Sandro César Silveira Jucá
137-155
O PERCURSO HISTÓRICO DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (1837-2017)
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.45994
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.45994
Jarlisse Nina Beserra da Silva, Ana Paula Almeida Ferreira, Maritania dos Santos Padilha, Jackson Ronie Sá-Silva
156-174
VIVÊNCIAS ESCOLARES E RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50077
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50077
Alana Souza Luz, Juarez José Tuchinski dos Anjos
175-193
A CAIXA ESCOLAR NA HISTORIOGRAFIA EDUCACIONAL BRASILEIRA RECENTE (2011-2021)
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.49558
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.49558
Luiz Martins Junior, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Ana Paula Rudolf
194-212
“FÁBRICA DE APLICATIVOS”: APRENDIZAGEM COLABORATIVA NO ENSINO SECUNDÁRIO DE PORTUGAL
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.42959
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.42959
Amabriane da Silva Oliveira Shimite, Fabiana Oliveira Koga
213-230
ANÁLISE DA CONFIGURAÇÃO TEXTUAL: PEDAGOGIA DA ESPERANÇA
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.49191
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.49191

Resenhas

Camila Bourguignon de Lima
231-234
FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE INDIVIDUALIDADES HUMANAS LIVRES: UMA RESENHA DO LIVRO "A PEDAGOGIA WALDORF E A ANTROPOSOFIA"
https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50068
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v17i39.50068