v. 7 n. 13 (2012): Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino
Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: Desafios da Aprendizagem e do Ensino

Editorial

Ana Cavaliere
1
APRESENTAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.2890
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.2890

Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional

Cláudia Maria Bokel Reis, Sergio Luiz Baptista da Silva
2-9
UMA BREVE REFLEXÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: UM NECESSÁRIO DIÁLOGO ENTRE DISCIPLINAS
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1654
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1654
Bernard Charlot
10-26
A MOBILIZAÇÃO NO EXERCÍCIO DA PROFISSÃO DOCENTE
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1655
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1655
Silvia Cárgano
27-41
LITERATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1656
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1656
Frédéric Violay
42-59
LA PLACE DE LA LITTERATURE DANS LA FORMATION DES ENSEIGNANTS DE FRANÇAIS LANGUE ETRANGERE
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1657
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1657
Isabel Cristina Rangel Moraes Bezerra
60-77
PRÁTICA EXPLORATÓRIA E A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR REFLEXIVO: “O QUE VAI FICAR PARA OS ALUNOS?”
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1658
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1658
Cláudia Hilsdorf Rocha
78-91
LÍNGUA INGLESA E CONTEXTO ACADÊMICO-UNIVERSITÁRIO: AVALIANDO E REPROJETANDO PRÁTICAS PLURILÍNGUES E TRANSCULTURAIS SOB A LUZ DOS MULTILETRAMENTOS
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1659
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1659
Cristina Vergano-Junger, Bruna Renova Varela Leite, Kisye Cristina Silva de Paula
92-106
MONITORAMENTO LEITOR DO PROJETO INTERLEITURAS: IMPLICAÇÕES E CONTRIBUIÇÕES PARA O LETRAMENTO NA ERA DIGITAL DE FUTUROS PROFESSORES DE ESPANHOL LE
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1660
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1660
Cristiane Manzan Perine
107-127
A INTERFACE ENTRE CRENÇAS, MOTIVAÇÃO, AUTONOMIA E O PROFESSOR DE LÍNGUAS EM FORMAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1661
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1661
Bruna Martins de Oliveira, Ana Maria Ferreira Barcelos
128-154
IDENTIDADE E MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES PRÉ-SERVIÇO DE INGLÊS E SUAS CRENÇAS SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO LONGITUDINAL
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1662
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1662
Marina Morena dos Santos e Silva, Adriana Mendes Porcellato, Patrícia Melo Muradas
155-174
AVALIAÇÃO DE HABILIDADES DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: REFLEXÕES SOBRE O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO DE 2011
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1663
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1663

Artigos

Aline Bazzarella Merçon, Manuel Ferreira Rodrigues, Nobre dos Santos
175-193
DIVERSIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: OS ESTUDANTES BRASILEIROS EM PORTUGAL
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1664
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1664
Luiz Antônio Cunha
194-216
OS ESTUDOS DE PROBLEMAS BRASILEIROS NA UFRJ: APROXIMAÇÕES INSTITUCIONAIS
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1665
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1665

Notas de pesquisa

Antonio Flávio Barbosa Moreira
217-225
A INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAMPO DO CURRÍCULO
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1666
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1666
José Edimar de Souza
226-233
TRAJETÓRIA E MEMÓRIA DA PROFESSORA MARIA GERSY HÖHER THIESEN: DOCÊNCIA E O ENSINO RURAL -- NOVO HAMBURGO/RS (1942-1969)
https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1667
PDF
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v7i13.1667