Vol. 8 No. 15 (2013): História da Profissão Docente
About
About the Journal
Editorial Team
Privacy Statement
Contact
Current
Announcements
Archives
Submissions
Register
Login
Search
Register
Login
Change the language. The current language is:
English
Português (Brasil)
Français (Canada)
Español (España)
Register
Login
Change the language. The current language is:
English
Português (Brasil)
Français (Canada)
Español (España)
Vol. 8 No. 15 (2013)
Published December 8, 2014
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15
História da Profissão Docente
Editorial
Ana castelo Cavaliere
1-2
APRESENTAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.2888
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.2888
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Sonia de Castro Lopes
3-7
APRESENTAÇÃO: A PROFISSÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1683
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1683
Nathalie Ramos Monteiro Sousa, Libânia Nacif Xavier
8-25
MESTRES EXEMPLARES E FORMAÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA PORTUGUESA
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.8829
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.8829
Joaquim Pintassilgo, Hélia Oliveira
26-42
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: REFLEXÕES EM TORNO DO ATUAL MODELO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684
Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
43-57
A EMERGÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA “HISTÓRIA CONECTADA”
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1685
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1685
Tereza Fachada Levy Cardoso
58-72
UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
Wania Manso Almeida
73-89
A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUÍÇOS PARA O ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO: FRAGMENTOS DE TRAJETÓRIAS DOCENTES
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1687
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1687
Fabiana de Moura Maia Rodrigues
90-112
OS ANOS INICIAIS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ: A ERA DA IMPROVISAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1688
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1688
Amália Dias
113-134
APOSTOLADO CÍVICO: A FUNÇÃO SOCIAL DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1942)
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689
Heloisa Helena Meirelles dos Santos
135-155
ESCOLA NORMAL DO DISTRITO FEDERAL: POR TRÁS DA MODERNIDADE CIVILIZATÓRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (1911 - 1920)
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1690
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1690
Daniel Cavalcanti Albuquerque Lemos
156-177
O MANIFESTO DOS PROFESSORES PÚBLICOS PRIMARIOS DA CORTE IMPERIAL E A EMERGÊNCIA DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1691
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1691
Silvia Alicia Martínez, Cíntia Porto
178-199
A IMPRENSA PERIÓDICA COMO FONTE PARA O ESTUDO DA PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO NORTE FLUMINENSE (RJ) ENTRE DOIS SÉCULOS (XIX E XX)
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1692
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1692
Artigos
Eveline Algebaile
200-218
A EXPANSÃO ESCOLAR EM RECONFIGURAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1693
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1693
Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
219-233
A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE E O CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI (CEN) DOS ANOS DE 1960-1970: O PAPEL DE ARMANDO HILDEBRAND E MYRTHES WENZELL
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1694
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1694
Luciano de Pontes Paixão
234-252
INCLUSÃO DE ADOLESCENTES DEFICIENTES VISUAIS EM ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA INOVADORA
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1695
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1695
Resenhas
Alexandre Fernandez Vaz
253-256
EDUCAÇÃO PÚBLICA: A INVENÇÃO DO PRESENTE, DE LUCIANO MENDES FARIA FILHO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1696
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1696
×
Username
*
Required
Password
*
Required
Forgot your password?
Keep me logged in
Login
No account?
Register here