Vol. 8 No. 15 (2013): História da Profissão Docente
À propos
À propos de cette revue
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Numéro courant
Annonces
Archives
Soumissions
S'inscrire
Se connecter
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Changer la langue. La langue actuellement utilisée est le:
Français (Canada)
Português (Brasil)
English
Español (España)
S'inscrire
Se connecter
Changer la langue. La langue actuellement utilisée est le:
Français (Canada)
Português (Brasil)
English
Español (España)
Vol. 8 No. 15 (2013)
Publié M12 8, 2014
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15
História da Profissão Docente
Editorial
Ana castelo Cavaliere
1-2
APRESENTAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.2888
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.2888
Número Temático: Avaliação educacional: desafios e perspectivas no cenário nacional e internacional
Sonia de Castro Lopes
3-7
APRESENTAÇÃO: A PROFISSÃO DOCENTE EM PERSPECTIVA HISTÓRICA
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1683
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1683
Nathalie Ramos Monteiro Sousa, Libânia Nacif Xavier
8-25
MESTRES EXEMPLARES E FORMAÇÃO DE REDES DE COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DE CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DEMOCRÁTICA PORTUGUESA
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.8829
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.8829
Joaquim Pintassilgo, Hélia Oliveira
26-42
A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM PORTUGAL: REFLEXÕES EM TORNO DO ATUAL MODELO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1684
Ana Waleska Pollo Campos Mendonça
43-57
A EMERGÊNCIA DO ENSINO SECUNDÁRIO PÚBLICO NO BRASIL E EM PORTUGAL: UMA “HISTÓRIA CONECTADA”
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1685
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1685
Tereza Fachada Levy Cardoso
58-72
UMA ESCOLA NORMAL, UMA “ESCOLA DE TRABALHO”
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1686
Wania Manso Almeida
73-89
A CONTRATAÇÃO DE PROFESSORES SUÍÇOS PARA O ENSINO INDUSTRIAL BRASILEIRO: FRAGMENTOS DE TRAJETÓRIAS DOCENTES
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1687
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1687
Fabiana de Moura Maia Rodrigues
90-112
OS ANOS INICIAIS DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFRJ: A ERA DA IMPROVISAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1688
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1688
Amália Dias
113-134
APOSTOLADO CÍVICO: A FUNÇÃO SOCIAL DO MAGISTÉRIO DE ENSINO SECUNDÁRIO (1931-1942)
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1689
Heloisa Helena Meirelles dos Santos
135-155
ESCOLA NORMAL DO DISTRITO FEDERAL: POR TRÁS DA MODERNIDADE CIVILIZATÓRIA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO (1911 - 1920)
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1690
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1690
Daniel Cavalcanti Albuquerque Lemos
156-177
O MANIFESTO DOS PROFESSORES PÚBLICOS PRIMARIOS DA CORTE IMPERIAL E A EMERGÊNCIA DO ASSOCIATIVISMO DOCENTE
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1691
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1691
Silvia Alicia Martínez, Cíntia Porto
178-199
A IMPRENSA PERIÓDICA COMO FONTE PARA O ESTUDO DA PROFISSÃO DOCENTE NO CONTEXTO DO NORTE FLUMINENSE (RJ) ENTRE DOIS SÉCULOS (XIX E XX)
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1692
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1692
Artigos
Eveline Algebaile
200-218
A EXPANSÃO ESCOLAR EM RECONFIGURAÇÃO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1693
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1693
Pablo Silva Machado Bispo dos Santos
219-233
A CONSTRUÇÃO DA EDUCAÇÃO FLUMINENSE E O CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI (CEN) DOS ANOS DE 1960-1970: O PAPEL DE ARMANDO HILDEBRAND E MYRTHES WENZELL
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1694
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1694
Luciano de Pontes Paixão
234-252
INCLUSÃO DE ADOLESCENTES DEFICIENTES VISUAIS EM ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO SEXUAL: UMA PROPOSTA INOVADORA
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1695
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1695
Resenhas
Alexandre Fernandez Vaz
253-256
EDUCAÇÃO PÚBLICA: A INVENÇÃO DO PRESENTE, DE LUCIANO MENDES FARIA FILHO
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1696
PDF (Português (Brasil))
DOI:
https://doi.org/10.20500/rce.v8i15.1696
×
Nom d'utilisateur-trice
*
Obligatoire
Mot de passe
*
Obligatoire
Vous avez oublié votre mot de passe ?
Mémoriser mon nom d'usager et mon mot de passe
Se connecter
Vous n’avez pas de compte?
Inscrivez-vous ici