Vol. 18 No. 43 (2023): Número Temático: Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares
Número Temático: Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares

Publication of volume 18, number 43, of Revista Contemporânea de Educação (RCE). In this volume we have the thematic section "Educational territorialities and school architecture in times of political, health and climate crises: interdisciplinary and trans-scalar dialogues" and the continuous flow articles. We have also created a new section, Honours, the idea of which is to bring together reflections from authors and researchers in the spotlight, relevant and with a legacy for the educational field.

 

Editorial

Ana Pires do Prado; Poliana Rangel
2-3
Debates contemporâneos, territorialidades educacionais e arquitetura escolar
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62350
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62350

Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar

André Santos, Ana Angelita Rocha, Clare Brooks
4-6
Apresentação do número temático
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62422
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62422
Clare Brooks
7-54
Using spatial justice to understand the impact of policy on teacher education in England
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61917
PDF EN PDF PT (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61917
André Santos, Paulo Brites
55-75
Arquitetura Escolar: Entre Espaço e Pedagogia, Perspetivas de Futuro
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59609
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59609
Marisol Barenco Corrêa de Mello, Jader Janer Moreira Lopes
76-98
Os espaços educacionais como textos “réguas” (sonhando as crianças projetistas)
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59004
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59004
Lúcia Grave Magueta, Jenny Sousa, Sandrina Milhano
99-112
Educação artística no ensino superior: cenários pedagógicos durante e após a pandemia
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
Gisele Joicy da Silva Guimarães, Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães
113-134
A covid-19 nos marajós: reflexões sobre territórios negros e educação
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59987
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59987
Rosane Barreto Ramos dos Santos
135-155
Ambiente escolar e saúde mental docente: desafios e possibilidades
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59951
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59951
Ana Angelita Rocha, Juan Lucas Nachez
156-180
O Espaço da Escola: entre a emergência climática e o conforto térmico
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62196
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62196
Felipe Costa Aguiar, Anniele Sarah Ferreira de Freitas
181-197
Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59821
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59821
Phelipe Florez Rodrigues, Hugo Heleno Camilo Costa
198-214
BNCC para a geografia: disputas por uma geografia nacional?
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60053
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60053
Marcus Vinicius Silva Gomes
215-236
A geograficidade do evento-aula: um breve ensaio
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62078
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62078
Jéssica Bianca dos Santos, Jeani Delgado Moura
237-251
Arquitetando o espaço para uma ‘escola dos sonhos’: notas sobre a interação corpo-lugar
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60057
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60057
Alexandra Kovács, André Santos
252-275
Recentralizar a Escola na Cidade: Estratégias de Reabilitação Escolar
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59970
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59970
Neuza Pedro, Tânia Serrão
276-297
Innovative Learning Environments: Revisão de Literatura sobre fatores de transição
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59499
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59499

Entrevistas

Paulo Brites, André Santos
298-316
Política, Conteúdo e Contentor
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59900
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59900

Artigos

Rogério de Melo Grillo
317-337
Jogo e Educação sob o aporte epistemológico da Teoria Histórico-Cultural
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61199
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61199
Larissa Scotta
338-356
O estudante ‘empresário de si mesmo’ do Novo Ensino Médio
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.55333
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.55333

Homenagem

Rodrigo Rosistolato
357-358
Homenagem à Helena Bomeny
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62457
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62457
Helena Bomeny
359-369
Acasos, alternativas e escolhas: entre as Ciências Sociais e Educação
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61836
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61836

Pareceristas

370-375
Pareceristas 2022 e 2023
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62423
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62423