Vol. 18 No. 43 (2023): Número Temático: Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares
Número Temático: Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares

Publicação do volume 18, número 43, da Revista Contemporânea de Educação (RCE), que completa 18 anos de publicações ininterruptas sobre a educação nacional e internacional. Neste volume de encerramento do ano 2023, temos a seção temática “Territorialidades educacionais e arquitetura escolar em tempos de crises políticas, de saúde e climáticas: diálogos interdisciplinares e transescalares” e os artigos de fluxo contínuo. Também criamos uma nova seção, Homenagens, cuja ideia é trazer reflexões de autores(as) e pesquisadores(as) em evidência, relevantes e com um legado para área educacional.

Editorial

Ana Pires do Prado; Poliana Rangel
2-3
Debates contemporâneos, territorialidades educacionais e arquitetura escolar
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62350
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62350

Número Temático: Territorialidades da educação e arquitetura escolar

André Santos, Ana Angelita Rocha, Clare Brooks
4-6
Apresentação do número temático
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62422
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62422
Clare Brooks
7-54
Using spatial justice to understand the impact of policy on teacher education in England
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61917
PDF EN (English) PDF PT (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61917
André Santos, Paulo Brites
55-75
Arquitetura Escolar: Entre Espaço e Pedagogia, Perspetivas de Futuro
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59609
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59609
Marisol Barenco Corrêa de Mello, Jader Janer Moreira Lopes
76-98
Os espaços educacionais como textos “réguas” (sonhando as crianças projetistas)
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59004
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59004
Lúcia Grave Magueta, Jenny Sousa, Sandrina Milhano
99-112
Educação artística no ensino superior: cenários pedagógicos durante e após a pandemia
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59270
Gisele Joicy da Silva Guimarães, Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães
113-134
A covid-19 nos marajós: reflexões sobre territórios negros e educação
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59987
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59987
Rosane Barreto Ramos dos Santos
135-155
Ambiente escolar e saúde mental docente: desafios e possibilidades
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59951
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59951
Ana Angelita Rocha, Juan Lucas Nachez
156-180
O Espaço da Escola: entre a emergência climática e o conforto térmico
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62196
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62196
Felipe Costa Aguiar, Anniele Sarah Ferreira de Freitas
181-197
Conversas transescalares sobre as crises como bússola profissional
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59821
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59821
Phelipe Florez Rodrigues, Hugo Heleno Camilo Costa
198-214
BNCC para a geografia: disputas por uma geografia nacional?
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60053
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60053
Marcus Vinicius Silva Gomes
215-236
A geograficidade do evento-aula: um breve ensaio
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62078
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62078
Jéssica Bianca dos Santos, Jeani Delgado Moura
237-251
Arquitetando o espaço para uma ‘escola dos sonhos’: notas sobre a interação corpo-lugar
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60057
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.60057
Alexandra Kovács, André Santos
252-275
Recentralizar a Escola na Cidade: Estratégias de Reabilitação Escolar
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59970
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59970
Neuza Pedro, Tânia Serrão
276-297
Innovative Learning Environments: Revisão de Literatura sobre fatores de transição
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59499
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59499

Entrevistas

Paulo Brites, André Santos
298-316
Política, Conteúdo e Contentor
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59900
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.59900

Artigos

Rogério de Melo Grillo
317-337
Jogo e Educação sob o aporte epistemológico da Teoria Histórico-Cultural
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61199
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61199
Larissa Scotta
338-356
O estudante ‘empresário de si mesmo’ do Novo Ensino Médio
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.55333
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.55333

Homenagem

Rodrigo Rosistolato
357-358
Homenagem à Helena Bomeny
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62457
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62457
Helena Bomeny
359-369
Acasos, alternativas e escolhas: entre as Ciências Sociais e Educação
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61836
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.61836

Pareceristas

370-375
Pareceristas 2022 e 2023
https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62423
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v18i43.62423