v. 13, n. 28 (2018): Debates contemporâneos
v. 13, n. 28 (2018): Debates contemporâneos

Editorial

Rodrigo Rosistolato
549-553
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.22179
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.22179

Artigos

Taís Aparecida de Moura
554-572
Práticas alfabetizadoras contadas pelo "armário secreto" de uma professora experiente
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16717
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16717
Ana Cristina da Silva Rodrigues, Lisiane Fernanda de Moraes Guilardi Paiva
573-589
Gêneros textuais na alfabetização: explorando poemas e cordéis
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16622
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16622
Filomena Elaine Paiva Assolini
590-610
Professoras alfabetizadoras: memórias de leitura e prática pedagógica
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16562
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16562
Priscila Dantas Fernandes, Verônica dos Reis Mariano Souza
611-630
O ensino da leitura e da escrita: desafios do PNAIC
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16075
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16075
Adalgisa Cristina Marques Boni, Halana Carolina Maia, Marina Peccinin Barbosa
631-647
A importância da prontidão para ler e escrever
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16634
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16634
Patrícia Camini
648-668
O caso do ditado das quatro palavras e uma frase na alfabetização
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.14975
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.14975
Érika Chrsitina Kohle, Stela Miller, Cleber Barbosa da Silva Clarindo
669-686
Contribuições do professor para a aprendizagem de atos de escrita
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16736
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16736
Sílvia Adriana Rodrigues, Márcia Regina do Nascimento Sambugari
687-705
Linguagem escrita na educação infantil: produções apresentadas na Anped (2000-2017)
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16637
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16637
Marcella de Oliveira Abreu Fontinele, Neide Cavalcante Guedes
706-722
Letramento da criança no ciclo de alfabetização: contribuições do ensino da matemática
https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16732
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i26.16732
Aline do Nascimento Araújo Gonçalves do Nascimento Araújo Gonçalves, Neudiane Moreira Felix Moreira Felix, José Wanderley Santos Chagas Santos Chagas, Evaneide Dourado Martins Dourado Martins, Lídia Azevedo de Menezes Rodrigues de Menezes Rodrigues
723-745
Alfabetização: ler e escrever através do projeto “Aprendendo a conviver na escola”
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16152
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16152
Francisca Mônica Silva da Costa, Janaína Luiza Moreira de Castro, Adriana Leite Limaverde Gomes
746-764
A articulação teoria-prática na formação inicial do professor alfabetizador
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16650
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16650
Gabriela Medeiros Nogueira, Caroline Braga Michel
765-788
Leitura e escrita como prática social na Educação Infantil
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16620
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16620
Gabriel Carvalho Bungenstab
789-802
A “desinstitucionalização” da escola contemporânea: apontamentos teóricos e consequências perigosas
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16914
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16914
Larissa Lima de Souza
803-822
Estágio em ocupação estudantil: experiências na formação docente de Geografia
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17102
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17102
José Bittencourt da Silva, Elisangela Castro Redig Pinto, Marcio Fernando Duarte Pinheiro
823-843
Análise do PPP da Escola Bosque, Belém, Pará
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.14746
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.14746
Angelica Vier Munhoz
844-856
Jérôme Bel e o grau zero: dançar, ensinar, viver
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16742
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.16742
Diane Schlieck, Martha Kaschny Borges
857-874
Aprendizagem colaborativa mediada pelas tecnologias digitais: protagonismo dos actantes envolvidos
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15912
Simone Emiliano de Jesus, Kátia Regina Xavier Pereira da Silva
875-893
Um material didático sobre desengajamento moral e violência de gênero
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15759
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.15759
Maria Fernanda Alves Garcia Montero
894-812
Humanidades sitiadas: Filosofia no Ensino Médio brasileiro e Bachillerato espanhol
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.18015
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.18015
Vilmar Jose Borges, Regina Celi Frechiani Bitte
913-928
Tramas instituintes do estágio supervisionado curricular no Espírito Santo
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17581
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.17581

Resenhas

José Luís Schifino Ferraro
929-932
O projeto da modernidade e a escola como máquina de educar
https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.12676
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v13i27.12676