Vol. 14 Núm. 30 (2019): Com a seção temática "Por uma história da Educação Fluminense"
Com a seção temática "Por uma história da Educação Fluminense"

Editorial

Rodrigo Rosistolato
01-03
Editorial
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.28399
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.28399
Jefferson da Costa Soares, Libania Nacif Xavier, Amalia Dias
04-13
Apresentação do Dossiê "Por uma História da Educação Fluminense"
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.26177
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.26177

Seção Temática

Claudia Maria Costa Alves de Oliveira
14-29
História da educação no Rio de Janeiro: uma reflexão sobre fronteiras
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20788
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20788
Cíntia Borges de Almeida
30-49
Do falso luxo à miséria geral: cidades (in)visíveis
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21048
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21048
Luiza Silva Moreira, Antonio Jorge Gonçalves Soares
50-66
Entre defesas e críticas aos centros integrados de educação pública
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21051
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21051
Marcelo Gomes da Silva
67-87
Álvaro Palmeira: “de comunista a legalista, de legalista a revolucionário”
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21047
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21047
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba
88-106
Manifestações estudantis na ETF-CSF através do periódico O Mícron (1964-1967)
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20763
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20763
Cristiano da Silva Brasil de Moraes
107-122
Professores-narradores de pessoas trans*: experiência e metodologia em Itaboraí
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21547
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21547
Fernanda Luí­sa de Miranda Cardoso, Silvia Alicia Martínez
123-149
Educação dos cegos fluminenses: Campos em conexão com Niterói (1950-1970)
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.24471
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.24471
Ariadne Lopes Ecar
150-166
Práticas pedagógicas da escola normal de Niterói na Primeira República
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21158
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21158
Fábio Souza Lima
167-186
Instituto de Educação Sarah Kubitschek: as origens da “Brasília de Miécimo” (1957)
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20822
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20822
Nailda Marinho da Costa, Sâmela Cristinne Furtado de Carvalho Ignácio
187-206
O acervo da Escola Técnica Estadual Henrique Lage como fonte de pesquisa para a história da educação fluminense
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21498
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21498
Jefferson da Costa Soares, Libânia Nacif Xavier
207-227
Contribuições de Ana Waleska Mendonça para a pesquisa em História da Educação
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20937
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20937
Amália Cristina Dias da Rocha Bezerra, José Cláudio Sooma Silva
228-247
Quintais da história da educação fluminense: balanços, gangorras e escorregos
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20564
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20564
Andréa Borges de Medeiros
248-260
Crianças e processos de significação em movimentos de guarda
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21355
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.21355
Fernando César Ferreira Ferreira
261-278
Os artigos do intelectual Anísio Teixeira no jornal Folha de S. Paulo em 1968
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20654
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.20654

Artigos

Alessandra Dutra, Givan José Ferreira dos Santos, Luciana Idalgo da Silva
279-297
Uso das novas tecnologias para a produção textual do gênero fotopoema em inglês
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.24346
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.24346
Marlene Santos
298-316
Projetos na escola pública: a percepção dos alunos
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.19907
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.19907
Roberta Pasqualli, Josimar De Aparecido Vieira, Maria Dos Anjos Lopes Viella, Ana Sara Castaman
317-334
Os desafios da docência no ProfEPT
https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.24291
PDF (Português (Brasil))
DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i30.24291