v. 2 n. 3 (2023): Dança na Educação, educação na dança: questões em debate
Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.
Questões, temas e problemáticas disparadoras:
Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?
Onde está a dança na educação e a educação na dança?
Dança educação: o quê e pra quê?
Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula
Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?
Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.
Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança
Sala de aula: dança educação em questão