v. 2 n. 3 (2023): Dança na Educação, educação na dança: questões em debate

					Visualizar v. 2 n. 3 (2023): Dança na Educação, educação na dança: questões em debate

Número relacionado a pesquisas com ênfase nos processos didático-pedagógicos-artísticos das Danças em diversos contextos de ensino-aprendizagem, seja em situações de ensino formal, não formal e/ou informal. Agrega pesquisas relacionadas às estratégias de legitimação da formação profissional do professor de dança, abarcando conteúdos sobre a dança em suas possibilidades artístico-educacionais, as tensões nas muitas camadas do ensino da dança em diferentes contextos corporais, institucionais e culturais. Busca estudos com temáticas acerca da identidade docente, das suas relações de integração entre arte educador ou educador artista em contextos de ensino. Temas que versem sobre a formação de professores e propostas curriculares, bem como discussões acerca do protagonismo da dança nas discussões de campo sejam elas entre disciplinas, linguagens e saberes. Propostas de reflexões que convoquem o lugar das artes/dança na interlocução com a educação, cultura e sociedade. Temas que abordem a importância do corpo e da dança na educação e da dança como área de conhecimento na escola.

Questões, temas e problemáticas disparadoras:

Processos formativos em dança educação: é arte ou educação?
Onde está a dança na educação e a educação na dança?
Dança educação: o quê e pra quê?
Desafios da Arte/Dança na Educação: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula
Dança na educação, educação na dança: entendimentos e desentendimentos
Dançando em sala de aula: onde a arte é educação e a educação é arte?
Dança na educação, educação na dança: a sala de aula em questão.
Dançando em sala de aula: processos artísticos formativos em dança
Sala de aula: dança educação em questão

Publicado: 2023-09-02

Editorial

Artigos

  • Os processos educativos em dança e as práticas pedagógicas: desalinhos entre Dança e Educação

    Alexandra Aparecida dos Santos Noronha, Fernando Luiz Zanetti
    6-27
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53947
  • Dança e docência: entre desafios e possibilidades

    Cecília Silvano Batalha, Giseli Barreto da Cruz
    28-48
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58970
  • O Brincar de Dançar: propostas pedagógicas em dança no Ensino Fundamental I (anos iniciais)

    Rayrane Melyssa Lima Aragão, Michelle Aparecida Gabrielli Boaventura
    49-65
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59047
  • Dançando na escola: Ativação e conscientização dos corpos no ensino formal

    Giancarlo Martins, Mábile Borsatto, Bruna Ramos Tomaz
    66-95
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59052
  • Desafios da dança na escola no pós-pandemia experiências em estágio supervisionado

    Neila Cristina Baldi
    96-114
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55886
  • Educação Artística: Perspectivas para abordar o corpo na educação, experiência situada na criação FIDAMOV

    Consuelo Alejandra Cerda
    115-145
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59015
  • Corpos, culturas e danças: dançando na escola por uma escola que dance

    Princesa Ricardo Marinelli
    146-182
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59073
  • Pistas para composições da dança na educação

    Flávio Soares Alves, Potyra Curione Menezes, Reisa Cristiane de Paula Venancio, Wesley Aleixo de Sande
    183-206
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58737
  • O ciclo da água no corpo: uma sequência didática de dança

    Dafne Sense Michellepis
    207-239
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59045

Relatos de experiência

  • Maracatucá?! Maracatu!: Uma prática pedagógica em Dança nos anos iniciais do Ensino Fundamental

    Wagner Leite dos Santos, Alexsander Barbozza da Silva
    240-261
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59035
  • Sobre criar e pesquisar em coletivo: processos formativos tecidos em solidariedades

    Adrianne Ogeda Guedes, Carolina Cony Dariano da Rosa, Luciana da Costa Quintal
    262-280
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.59050

Ensaios

  • Proposições entre o Ensino da Dança e as Teorias dos Movimentos Sociais

    Alexsander Barbozza da Silva, Rita Ferreira Aquino
    281-305
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.53697
  • Ensaios para pensar a formação docente em dança (e demais licenciaturas)

    Fernanda de Souza Almeida
    306-331
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55139
  • Coreografia de uma docência substituta

    Fellipe Santos Resende, Thiago Mota Torres
    332-346
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58989

Resenhas de Livros

  • Entre disputas discursivas: História das ideias do Ensino da Dança na Educação brasileira

    Alexsander Barbozza
    347-354
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58377

Artigos / Fluxo Contínuo

  • GAGA: em busca do comum

    Demmy Cristina Ribeiro de Sousa
    355-380
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.55361
  • A dança Bachata no Brasil: um Estado da Arte em quatro contextos de produção de conhecimento

    Luana Brandão Beserra, Roana Borges Barbosa, Alexsander Barbozza da Silva
    381-407
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58809

Resenha de Livros / Fluxo Contínuo

Tradução

  • Ballets Russes y blackface

    Hanna Järvinen
    418-458
    DOI: https://doi.org/10.58786/rbed.2023.v1.n3.58775