Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Revista Diadorim
Numéro courant
Archives
Annonces
À propos
À propos de cette revue
Soumissions
Comité éditorial
Déclaration de confidentialité
Coordonnées
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 24 No. 2 (2022): DIADORIM VOLUME 24.2 - DOSSIÊS de Língua e Literatura
Vol. 24 No. 2 (2022): DIADORIM VOLUME 24.2 - DOSSIÊS de Língua e Literatura
Volume 24-2 - Dossiês Língua e Literaturas
Publié-e:
2023-06-19
Numéro complet
Parte 1 (Português (Brasil))
Parte 2 (Português (Brasil))
Prefácio
PREFÁCIO
Marcia dos Santos Machado Vieira, Danielle Kely Gomes, Eliete Figueira Batista da Silveira
12-13
PDF (Português (Brasil))
Preface
PREFACE
Marcia dos Santos Machado Vieira, Danielle Kely Gomes, Eliete Figueira Batista da Silveira
14-15
PDF (English)
Apresentação/Presentation - Dossiê de Literatura/Literature Dossier
ENCENAÇÕES DA ESCRITURA
Monica Genelhu Fagundes, Viviane Vasconcelos, Alda Maria Lentina
16-18
PDF (Português (Brasil))
ENACTMENTS OF WRITING
Mônica Genelhu Fagundes, Viviane Vasconcelos, Alda Lentina
19-21
PDF (English)
Dossiê de Literatura/Literature Dossier
CAEIRO EM CENA: UM POETA NA “ERA DOS POETAS”
Deise Quintiliano Pereira, Marcos Vinicio Guimarães Giusti
22-43
PDF (Português (Brasil))
MANUEL ANTÓNIO PINA: A PALAVRA COMO BUSCA ESSENCIAL
Alexandre da Silva Rodrigues
44-60
PDF (Português (Brasil))
O IMPÉRIO QUE NÃO HÁ: PORTUGAL NA POESIA DE MANUEL ALEGRE
Carina Marques Duarte
61-74
PDF (Português (Brasil))
CENAS DA (RE)ESCRITURA EM "VINTE POEMAS PARA CAMÕES", DE MANUEL ALEGRE
Maria Eduarda Miranda Paniago, Caio Gagliardi
75-97
PDF (Português (Brasil))
APROPRIAÇÃO & TRANSMEDIAÇÃO NA POESIA DE PATRÍCIA LINO
Paulo Alberto da Silva Sales
98-111
PDF (Português (Brasil))
CESÁRIO TRAPEIRO: ENGOMAR, DEIXAR PASSAR
Marlon Augusto Barbosa
112-129
PDF (Português (Brasil))
A CONSTRUÇÃO DA MULHER-SUJEITO A PARTIR DOS DIÁLOGOS ENTRE ADÍLIA LOPES E PAULA REGO
Isabela Dias Benassi
130-144
PDF (Português (Brasil))
PARA CONSERTAR O MUNDO: A ESCRITA POÉTICA D’O DICIONÁRIO DO MENINO ANDERSEN, DE GONÇALO M. TAVARES
Walter de Oliveira Cavalcanti Alves
145-160
PDF (Português (Brasil))
O ABSURDO EM DIAS ÚTEIS, DE PATRÍCIA PORTELA
Carlos Roberto dos Santos Menezes
161-172
PDF (Português (Brasil))
FIAMA E O REFLEXO DA IMAGEM
Fernanda Drummond
173-182
PDF (Português (Brasil))
A POÉTICA DE FIAMA HASSE PAIS BRANDÃO EM ALGUMAS ÁRVORES
Gabriel Guimarães Barbosa
183-193
PDF (Português (Brasil))
Apresentação/Presentation - Dossiê de Língua/Language Dossier
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE HERANÇA
Leonor Werneck dos Santos, Beatriz Abi Haya Cariello, Isabel Roboredo Seara
194-202
PDF (Português (Brasil))
TEACHING PORTUGUESE: NATIVE, FOREIGN AND HERITAGE LANGUAGE
Leonor Werneck dos Santos, Beatriz Abi Haya Cariello, Isabel Roboredo Seara
203-210
PDF (English)
Entrevista(s)
ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: LÍNGUA MATERNA, ESTRANGEIRA E DE HERANÇA - ENTREVISTAS COM VANDA MARIA ELIAS, LUIS GONÇALVES E CRISTINA FLORES
Leonor Werneck dos Santos, Beatriz Abi Haya Cariello, Isabel Roboredo Seara
211-226
PDF (Português (Brasil))
Dossiê de Língua/Language Dossier
ESTUDO SEMÂNTICO-ARGUMENTATIVO NO ENSINO MÉDIO: POSSIBILIDADES DE TRABALHO COM A SIGNIFICAÇÃO E A ARGUMENTAÇÃO EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lauro Gomes, Bruna Luiz dos Santos
227-242
PDF (Português (Brasil))
UMA PROPOSTA DE ENSINO METACOGNITIVO PARA O PLANEJAMENTO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS
Caio Mieiro Mendonça
243-266
PDF (Português (Brasil))
A ARGUMENTAÇÃO E O LÓCUS DO PROFESSOR EM MATERIAL DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Janayna Bertollo Cozer Casotti, Zilda Gaspar Oliveira de Aquino, Renata Palumbo
267-291
PDF (Português (Brasil))
O QUE VELA E REVELA O LIVRO DIDÁTICO: UMA ANÁLISE SEMIOLINGUÍSTICA DA REPRESENTAÇÃO DO ALUNO NA SEÇÃO APRESENTAÇÃO
Ana Carolina dos Santos
292-309
PDF (Português (Brasil))
O CONFRONTO ENTRE AS DESCRIÇÕES LINGUÍSTICAS E O ENSINO:OS PRONOMES-COMPLEMENTO DE 2SG EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Márcia Cristina de Brito Rumeu, Júlia Maria Mendes Santos
310-328
PDF (Português (Brasil))
ANÁLISE LINGUÍSTICA/SEMIÓTICA EM LIVROS DIDÁTICOS E SUA RELAÇÃO COM A BNCC
Júlia Lourenço de Jesus, Vanessa Pereira Nogueira
329-345
PDF (Português (Brasil))
O ATO DE FALA DA “RECUSA A CONVITES” NOS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: PORTUGUÊS BRASILEIRO E ITALIANO
Adriana Mendes Porcellato, Yedda Alves de Oliveira Caggiano Blanco
346-371
PDF (Português (Brasil))
ENSINO DE LITERATURA EM CONTEXTOS DE MULTILETRAMENTOS E DE RECURSOS DIGITAIS: DESAFIOS E ALCANCES DA APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Anderson Luiz Teixeira Pereira, Elisa Bragança Curi Magalhães de Souza, Gabriele Cristine Carvalho
372-395
PDF (Português (Brasil))
MULTILETRAMENTOS NO ENSINO REMOTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOS RESIDENTES NO COLÉGIO ESTADUAL PROFESSOR GONÇALO ROLLEMBERG LEITE
Alexandre Silva Paixão, Elislane de Goes Nascimento, Franciele Vieira Francisco, Wesley Cleiton Aquino Almeida, Guaraci de Santana Marques Andrade, Antônio Félix de Souza Neto
396-406
PDF (Português (Brasil))
PROJETOS SOCIAIS E DE APRENDIZAGEM EM CURSOS DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE)
Davi Albuquerque
407-426
PDF (Português (Brasil))
PENSANDO O DOMÍNIO ACADÊMICO NO ENSINO DE PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: UMA PROPOSTA DE MÓDULO DIDÁTICO PARA ALUNOS PEC-G
Maria Clara da Cunha Machado
427-452
PDF (Português (Brasil))
CARL JANSEN E O ENSINO DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA
Patricia Maria Campos de Almeida, Andrea Lima Belfort-Duarte, Julia Fernandes da Silva
453-469
PDF (Português (Brasil))
CONEXÃO COMUNIDADE-ESCOLA: JORNAL ESCOLAR COMO POTENCIALIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS
Cristiane Dall' Cortivo Lebler
470-486
PDF (Português (Brasil))
MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Cássia Mariane de Lima Pereira, Vanda Maria da Silva Elias
487-505
PDF (Português (Brasil))
INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS ESTATÍSTICO-MATEMÁTICOS EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: DESAFIO A SER VENCIDO
Felipe Alves dos Santos, Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi
506-532
PDF (Português (Brasil))
QUESTÕES ÉTICAS E IDEOLÓGICAS PARA POLÍTICAS DE USO E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Pedro Simões
533-551
PDF (Português (Brasil))
DO “UGA UGA” À CANÇÃO DE PROTESTO OU: DO PRECONCEITO HISTÓRICO À VISIBILIDADE SOCIAL DOS INDÍGENAS – UM ESTUDO PELO VIÉS DA RECATEGORIZAÇÃO
Silvia Adelia Henrique Guimarães
552-572
PDF (Português (Brasil))
PARA ENSINAR OS SINAIS DE PONTUAÇÃO
Lou-Ann Kleppa
573-591
PDF (Português (Brasil))
RESUMOS ACADÊMICOS: PERCEPÇÕES DE GRADUANDOS E PROFESSORES DA ÁREA DE ARTES
Marília de Carvalho Caetano Oliveira
592-608
PDF (Português (Brasil))
APRENDIZAJE DE CONOCIMIENTOS LINGÜÍSTICO-DISCURSIVOS EN PORTUGUÉS, FRANCÉS E INGLÉS EN UN CURSO UNIVERSITARIO DE INTERCOMPRENSIÓN
Damián Díaz, Lucía Campanella
609-631
PDF (Português (Brasil))
ESCRITA ACADÊMICA E FORMAÇÃO DOCENTE: O CASO DAS ANOTAÇÕES
Sandoval Nonato
632-645
PDF (Português (Brasil))
CANÇÃO FEMINISTA EM PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL: UMA PROPOSTA DE MATERIAL DIDÁTICO
Ana Paula Parisotto, Margarete Schlatter
646-674
PDF (Português (Brasil))
MEMÓRIA E RENOVAÇÃO DE SENTIDOS NO ENSINO DA ESCRITA EM PORTUGUÊS EM TIMOR-LESTE
Joice Eloi Guimarães
675-691
PDF (Português (Brasil))
UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL MAIS “SUSTENTÁVEL” PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA-CULTURA(S) EM MACAU
Liliana Gonçalves
692-708
PDF (Português (Brasil))
DIALETOLOGIA E SOCIOLINGUÍSTICA EDUCACIONAL EM INTERFACE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DE DADOS DO ATLAS LINGUÍSTICO DO BRASIL
Fábio Ronne de Santana Lima, Daniela de Souza Silva Costa
709-730
PDF (Português (Brasil))
MASCULINIDADES NEGRAS EM CAPAS DE REVISTA: LEITURA CRÍTICA-MULTIMODAL EM LÍNGUA PORTUGUESA
Carolina Duarte Garcia, Carlos Henrique Rodrigues Valadares, Samuel de Sá Ribeiro
731-755
PDF (Português (Brasil))
SEQUÊNCIA DIDÁTICA MULTIMODAL PARA O ENSINO DO PORTUGUÊS LÍNGUA DE HERANÇA
Ana Luiza Oliveira de Souza
756-775
PDF (Português (Brasil))
Langue
Português (Brasil)
English
Français (Canada)
Español (España)
Italiano
Français (France)
Deutsch
Język Polski
Русский
Renseignements
Pour les lecteurs-trices
Pour les auteurs-es
Pour les bibliothécaires
Développé par
Open Journal Systems